Licao 7 - Ser Simplesmente Cristão

0 Pages • 2,667 Words • PDF • 3.9 MB
Uploaded at 2021-09-24 07:12

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


SER

SIM CR PLES IST M ÃO ENT E

LIÇÃO 7

SER SIMPLESMENTE

CRISTÃO

Chegamos à última lição do curso, na qual estudaremos como você pode receber de Deus a salvação e a vida eterna. Já estudamos que o Evangelho é aquilo que Deus fez por nós. Ele providenciou tudo o que era necessário para que pudéssemos ser perdoados e ter a vida eterna. Mas somos pessoas com livre vontade. Deus não vai nos forçar a fazer nada que não queiramos fazer. Ele está apenas oferecendo, com amor e paciência, este dom gratuito para todos. Nós temos duas escolhas: aceitáLo ou rejeitá-Lo. Este estudo poderá ajudá-lo a saber como receber o dom gratuito de Deus. Mas, antes de continuar, queremos elogiar lhe por ter feito todas as lições deste curso. Depois de fazer esta lição, você receberá um certificado que comprovará a sua participação no curso. O meu desejo principal é que você tenha sido motivado por meio dos estudos para crer em Jesus e obedecê-Lo. Também queremos lhe dizer que você terá a oportunidade de fazer outros cursos nesta plataforma da SerCris. Mas agora, leia

atentamente esta lição, para saber o que você deve fazer para se tomar um discípulo de Jesus.

prometer fazer, mas não fazer nada. Ou, pode ouvir tudo, prometer fazer, começar e não terminar. Por o u t ro l a d o, e l a p o d e o uv i r, prometer fazer e fazer toda a arrumação. Qual maneira que você acha que ela agradou seu pai? Da mesma forma, existem várias maneiras de ouvir o Evangelho. Em Lucas 8.4-15, Jesus contou uma parábola que ensina como uma pessoa pode ouvir o Evangelho de várias maneiras.

O primeiro passo para isso é ouvir cuidadosamente a mensagem das Boas Notícias. Existem várias maneiras de ouvir, e cada uma tem o seu resultado. Por exemplo: Certo homem chama sua filha e pede-lhe para arrumar seu quarto. Ela pode ouvir as suas palavras, mas sem fazer coisa alguma. Também, pode ouvir tudo,

O PROCESSO DA SALVAÇÃO

TER FÉ OUVIR

CONFESSAR

ARREPENDER

PERSEVERAR

BATIZAR

“Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do cominho, onde foram pisadas pelas pessoas, e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar de multa pedra, e quando começaram a brotar, secaram, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram junto com as plantas e as abafaram. Mas algumas caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. Jesus disse ainda: Quem quiser ouvir, que ouça!” (Lucas 8.5-8). Jesus mesmo interpretou a parábola (Lucas 8.11-15) Disse que a semente representa a mensagem de Deus. As terras diferentes representam pessoas que recebem (ouvem) a mensagem com atitudes diferentes. O solo à beira do caminho representa aquelas pessoas que ouvem a mensagem,

2

mas não a aplicam em suas vidas. Pois, o diabo vem logo e tira a mensagem do coração delas, para que não creiam e sejam salvas. As terras que tem muitas pedras e espinhos são aquelas pessoas que ouvem a mensagem, recebem com alegria, e são salvas. Mas, estas creem somente por algum tempo. Quando aparecem as tentações, ilusões das riquezas ou preocupações desta vida, elas se deixam levar por elas e desistem da vida cristã. O que acontece? Perdem tudo o que ganharam quando receberam o Evangelho. Existem muitas pessoas com estas atitudes. Elas colocam fora de suas vidas, de propósito, a mensagem que lhes poderia salvar. A última terra e chamada terra boa, porque a semente brota, cresce e produz fruto. Quem são estas pessoas? São aquelas que tratam a mensagem como realmente é, ou seja, como a Palavra de Deus que tem o poder para salvar. Estas pessoas têm quatro características indispensáveis para qualquer um que quer se tornar um discípulo dEle. Jesus falou que eles: 1) ouvem a mensagem; 2) ouvem com um coração bom e honesto; 3) guardam a mensagem; e, 4) continuam fiéis. (Lucas 8:15).

está pronto para ser instruído. O coração bom e honesto é um coração humilde, isto é, que se submete a Deus com toda a sua força. Ouvir com desejo e a intenção de obedecer é um dos primeiros passos para se tornar simplesmente um cristão. Um bom exemplo são os cristãos de Atos 2. Depois de ouvir a mensagem (Atos 2.14-36), acreditaram e queriam saber o que deveriam fazer (Atos 2. 3 7 ) , q u a n d o e n t ã o “ Pe d ro respondeu: - Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados...” (Atos 2.38). Naquele mesmo dia quase três mil pessoas se arrependeram e foram batizadas (Atos 2.41). Eles tiveram o coração humilde que todos nós precisamos ter. Este mesmo grupo serve para mostrar como devemos guardar e continuar naquilo que Deus nos ensina pelo Evangelho. Eles não apenas obedeceram, mas também “continuaram firmes no ensino dos apóstolos” (Atos 2.42). Agora, vamos tornar esta parábola viva por meio de uma avaliação pessoal: Qual dessas t e r r a s é vo c ê ? R e f l i t a c o m honestidade. Se a sua avaliação pessoal não classificou como "terra boa, mas você quer ser uma "terra boa", então alegre-se, porque você

Então, para ser aceito por Deus, precisamos ouvir a mensagem com um coração que

3

pode mudar sua maneira de ouvir a mensagem de Deus!

que fazer alguma coisa para receber este dom gratuito de Deus. Pela lógica, porque eu posso lhe dar um presente no seu aniversário, mas se você não o receber, não vai aproveitá-lo em nada. Se eu comprar e lhe der um presente, não pedirei que você me pague por ele, só pedirei que você o receba! E quando você o receber, não é certo pensar que, com este ato, você pagou ou fez alguma coisa para merecer este presente. É um

Bem, nesta lição estamos estudando a nossa parte para a aceitação do dom gratuito da salvação que Deus quer dar a todos. Talvez alguém proteste: "se é um dom gratuito, então eu não tenho que fazer nada". Olhe, vamos esclarecer de uma vez por todas esse assunto. Pela lógica e pelo ensino da Bíblia, o pecador tem

A NOSSA PARTE PARA A ACEITAÇÃO DO DOM GRATUITO DA SALVAÇÃO QUE DEUS QUER DAR A TODOS presente, cem por cento de graça, recebendo-o ou não. O mesmo se aplica à salvação. O ato de recebê-la, através de arrependimento e batismo, não anula o fato de que a salvação é um dom gratuito de Deus! (Romanos 3.24). Nós nunca devemos pensar que obediência a Deus é algo que O torna nosso devedor. Ele não nos deve nada: Nós é que somos devedores. Quem pensa que o ato de receber salvação é uma obra que nos faz merecer a salvação, está completamente errado e não entende a graça de Deus. A salvação é recebida, mas não merecida! A Bíblia ensina claramente que temos que receber o Evangelho da maneira que Jesus prescreveu. Se não, nós não receberemos o presente Dele (salvação), morrendo para os nossos pecados. Na verdade, a nossa obediência ao Evangelho leva à purificação dos nossos pecados. Pedro

4

escreveu: "...vocês já se purificaram, pela obediência à verdade..." (I Pedro 1.22) e continuou explicando: "Pois vocês, pela viva e eterna palavra de Deus, nasceram de novo como filhos de um Pai que é imortal... Esta é a palavra que as boas-notícias do evangelho trouxeram para vocês" (I Pedro 1.23-25). Então, concluímos que a salvação é um dom gratuito de Deus que é recebida pela obediência ao Evangelho. Agora, vamos abrir a Bíblia para saber qual a verdade que eles obedeceram para serem salvos. Em primeiro lugar, Deus exige que confiemos em Cristo. Ele quer que nós tenhamos a certeza completa de que Jesus pode nos salvar. “Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo... Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o melo de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela

CONFIEMOS EM CRISTO TENHAMOS A CERTEZA COMPLETA DE QUE JESUS PODE NOS SALVAR fé Nele” (Romanos 3.22,25). Esta fé deve estar somente na pessoa de Jesus e não numa religião ou doutrina humana. É quem Jesus é e o que Ele fez que deve criar esta confiança Nele. Por isso, esta fé não é cega e não é um pulo na escuridão. Nós devemos ter fé por causa de Seu caráter, milagres e re s s u r re i ç ã o. A s u a j u s t i ç a , mansidão, bondade e pureza nos convidam a confiar Nele. Os

milagres nos dão mais razões para isto. Ele acalmou a tempestade, curou doenças, ressuscitou mortos. Estes acontecimentos mostram que Ele pode acalmar a tempestade da sua vida, curar sua alma da contaminação do pecado, e ressuscitar o seu corpo mortal. A ressurreição Dele prova de fato que Ele venceu o pecado e a morte. Tudo isso torna a sua fé Nele algo

5

bem racional e concreto! (Leia João 3.2; Romanos 1.4 e Atos 2.22) Ele exige a nossa confiança, mas só depois de ter-nos dado bastante razão para crer Nele. Esta fé ou confiança não pode ser algo superficial, algo que envolve apenas uma aceitação mental da pessoa Dele. Tem que se estender até as profundidades do coração, gerando obediência sincera a Ele. Tiago reprovou a fé superficial dizendo: “Se não vier acompanhada de ação, por si mesma é coisa morta... a fé sem ações não vale nada. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa” (Tiago 2.17, 20, 22).

deixam a prática do erro, e não começam a seguir Jesus. Pedro deu este conselho: "arrependam-se, mudem de vida, e voltem para Deus, a fim de que Ele perdoe os pecados de vocês” (Atos 3.19). Além de arrependimento, a fé verdadeira leva o pecador a ser batizado para a remissão dos seus pecados. Esta obediência a Jesus não é uma opção, mas sim um mandamento. O batismo é essencial para se tornar um cristão e receber o perdão dos seus pecados. Jesus falou: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem as boasnotícias do evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo...” (Marcos 16.15-16). É necessário explicar bem o que a Bíblia diz sobre o batismo, porque as religiões ensinam de forma bem diferente. Eu não estou querendo fazer de você um membro de uma nova denominação. Nós estamos simplesmente estudando o que a Bíblia diz para que você possa se tornar simplesmente um cristão.

Uma ação que a fé sincera provoca é o arrependimento. Arrependimento é necessário para se tornar um cristão. Jesus falou: “Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram...” (Lucas 13.3) Leia também Atos 17.30-31. Mas o que é arrependimento? Arrependimento envolve principalmente três ideias: 1) Parar de praticar o pecado, 2) Voltar-se para Deus, e 3) Seguir o caminho de Jesus. Alguns pensam que o arrependimento é tristeza, mas não é. Sabe por que? Porque muitos ficam tristes, e até choram, por causa do seu pecado. Mas não

Então qual é o batismo ensinado por Jesus? É algo muito simples. É o ato de ser mergulhado (sepultado, enterrado, imerso) em água em nome Dele, para receber o perdão dos pecados. Despejar ou aspergir um pouco de água na

6

cabeça não é o batismo que Jesus ensinou. A importância de ser mergulhado na água é devido à significação do batismo. No batismo, o pecador, pela fé, está sendo unido com Cristo para participar na morte Dele. O homem velho (pecaminoso) é crucificado (morto) com Cristo e enterrado para um novo homem (perdoado e purificado) seja ressuscitado da água para viver uma nova vida. Então, no batismo, Cristo nos purifica e salva, se tivermos confiança Nele para fazer isto. Paulo escreveu: VIVER UMA VIDA NOVA

MORTO COM CRISTO

“Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com Ele por termos morrido junto com Ele. E isso para que, assim como Cristo fo i re s s u s c i t a d o p e l o p o d e r glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. Pois, se fomos unidos com Ele por uma morte igual a Dele, assim também seremos unidos com Ele por uma ressurreição igual a Dele” (Romanos 6.3-5).

Em outro lugar, Paulo falou que somos: “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram.com as qualidades do próprio Cristo” (Gálatas 3.26-27). Então, quem pela fé for batizado, tem a pureza de Cristo Jesus cobrindo-o como uma roupa. Assim, quando Deus olhar para nós, Ele não verá os nossos erros do passado. Ele verá a vida pura de Jesus. Então, note mais uma vez a ligação entre a fé, batismo e salvação. (Leia também Colossenses 2.10-12).

7

Sabemos muito bem que muitos v ã o re c l a m a r e a rg u m e n t a r conosco, porque suas igrejas não ensinam assim. A maioria delas não acha que o batismo é essencial (exigido) para ser salvo e não acha que é essencial ter fé (no caso do b a t i s m o d e c r i a n ç a) o u s e r mergulhado em água. Batismo para estas pessoas é apenas uma maneira de entrar na sua denominação ou mostrar ao

mundo que já foi salvo algum tempo atrás. Mas a discussão não é conosco. É com Jesus. Pense bem. As últimas palavras de Jesus aos apóstolos, antes de subir ao céu foram: “- Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo...” (Marcos 16.15). Alguns dias depois, os apóstolos começaram a pregar o Evangelho. Quando o povo creu e perguntou o que

deveria fazer, Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados... Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus” (Atos 2.38-41). Mais tarde, Filipe foi para Samaria e pregou o Evangelho. Os samaritanos “acreditaram na mensagem de Filipe a respeito das boas notícias do Reino de Deus e a respeito de Jesus Cristo e foram batizados em nome de Jesus Cristo, tanto homens como mulheres” (Atos 8.12). Depois, caminhando num lugar pouco habitado, Filipe compartilhou o Evangelho com um funcionário da Etiópia que creu. Chegaram a um lugar onde havia água. “aí o funcionário mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e ali Filipe o batizou” (Atos 8.38). Eu poderia continuar, mas não é necessário. Você pode ver com clareza que no Novo Testamento todos obedeceram ao Evangelho pela fé, arrependimento e batismo. Não seja enganado pelos homens, mas obedeça a Deus. Você crê que Jesus é o Filho de Deus que morreu na Cruz para te salvar? Você está pronto para arrepender-se e seguir a Jesus? Se as respostas são afirmativas então não demore nenhum dia! Levante-se e seja batizado, como nós estudamos na Bíblia com plena fé em Jesus, para receber o perdão de todos os seus pecados. Assim você será simplesmente um cristão, um filho de Deus. Estamos Orando por você.

8

ESCOLA DA BÍBLIA E SerCris (Escola de Treinamento Para o Serviço Cristão) Av. Ernesto Geisel 4.137 - Centro - CEP 79005-470 Campo Grande - MS Contato: (67) 3383-5076 E-mail: [email protected] Entre no site: https://www.sercris.org

9
Licao 7 - Ser Simplesmente Cristão

Related documents

0 Pages • 2,667 Words • PDF • 3.9 MB

171 Pages • 76,827 Words • PDF • 1.3 MB

99 Pages • 22,300 Words • PDF • 2.5 MB

1 Pages • 216 Words • PDF • 74.3 KB

9 Pages • 2,380 Words • PDF • 98.2 KB

1 Pages • 452 Words • PDF • 30.1 KB

1 Pages • PDF • 196.8 KB

22 Pages • 3,508 Words • PDF • 863.3 KB

11 Pages • 955 Words • PDF • 807.1 KB

1 Pages • 107 Words • PDF • 135 KB

217 Pages • 59,703 Words • PDF • 2.2 MB

2 Pages • 319 Words • PDF • 17.2 KB