A AUTOFAGIA ADVENTISTA EM ACELERAÇÃO

7 Pages • 1,949 Words • PDF • 85 KB
Uploaded at 2021-09-24 13:02

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


A AUTOFAGIA ADVENTISTA EM ACELERAÇÃO.

Quando digo que a teologia adventista entrou em um processo autofágico talvez alguém venha considerar essa afirmação um tanto quanto pesada.

A autofagia é um processo biológico de consumir-se a si mesmo, que figuradamente é aplicado a outros processos não biológicos. Nesse autoconsumo o ser vivo acaba sendo destruído por ele mesmo.

Quero aqui deixar de antemão que não fico alegre com essa situação em função de que pessoas queridas que na organização ainda estão e que dela não conseguem sair, com certeza são as que sofrerão as consequências desta autofagia.

JESUS ABANDONOU O SANTO DOS SANTOS?

A teologia adventista vem há alguns anos buscando consertar a besteira avalizada por Ellen White de que Jesus entrou no Santo dos Santos somente em 1844, uma data fictícia. Como não podem ir contra a Bíblia, pois essa é clara em afirmar que Jesus entrou no Santo dos Santos logo após a ressurreição, os teólogos adventistas dizem que essa entrada foi apenas para inaugurar o SS e que ali Jesus nada realizou, tendo saído e realizado um ministério no Lugar Santo até 1844, quando finalmente volta ao SS. Veja alguns vídeos recentes dos adventistas,

https://youtu.be/4PQSmmLPzFw

Essa é uma entrevista feita com o teólogo que recentemente teve um vídeo divulgado na internet que causou certo rebuliço no meio adventista.

https://youtu.be/pL98G_mgEVA

Este último vídeo é cheio de ambiguidades, mas neste momento é irrelevante, pois a afirmação da entrada de Jesus no Santo dos Santos após a Sua ressurreição está clara.

O problema é que nessa afirmação de inauguração, o reconhecimento explícito de que Jesus entrou no SS na Sua ressurreição destruirá a tese de 1844. Essa é a evidência do processo autofágico que você verá a seguir.

A INTERTEXTUALIDADE.

Existe uma ferramenta da hermenêutica chamada intertextualidade. Quando alguém vai interpretar um texto, se este texto faz referência a um texto anterior, é obrigatório ao interpretador fazer a alusão ao texto anterior. Comumente na Bíblia, um texto do NT faz referência a um texto do AT. Sobre essa ferramenta citarei três autores,

"Intertextualidade é o conceito que apresenta o relacionamento de um texto interpretado com “textos produzidos anteriormente à ele através de alusões, citações e ecos de algum princípio”". Stefan Alkier, " Canon e intertextualidade", pág. 8-21.

"As alusões à um texto anterior dentro de um texto produzido posteriormente constrói um diálogo onde o contexto do texto anterior “forma o significado do texto posteriormente produzido”". G.K. Beale, "O livro do Apocalipse", pág. 80-81.

Para o estudo do Apocalipse, "As alusões pretendem recordar o contexto do Antigo Testamento, que assim se torna parte do significado que o Apocalipse transmite..." Richard Bauckham, "O clímax da Profecia, pág. 11.

Por esses três autores precisamos concluir que é o texto anterior que constrói o significado e contexto do texto interpretado. Se não utilizarmos essa ferramenta com certeza faremos uma interpretação solta e distante do que queria dizer o escritor.

Vejam o que diz a Bíblia,

"Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés". Salmos:110:1 Está bem claro que Jesus estaria à destra do Pai até que os inimigos fossem derrotados e postos sob seus pés.

O TRONO DE DEUS.

É reconhecido por todos que o trono de Deus está no Santo dos Santos, mais precisamente sobre o Propiciatório entre os querubins,

"E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel". Êxodo:25:22

"Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do pacto do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do pacto de Deus". 1 Samuel 4:4.

O verbo "assentar" não se refere necessariamente ao ato de sentar em algum lugar, mas de ser estabelecido ou de se estabelecer. Deus se estabelece entre os querubins. Deus manifestava-se apenas no SS. Algo que é reconhecido até pelo teólogo entrevistado no primeiro vídeo. Mas o teólogo do segundo vídeo produz mais uma de suas inúmeras aberrações exegéticas. Ele diz em um artigo de sua página que o trono de Deus é móvel.

https://leandroquadros.com.br/jesus-entrou-no-santo-dos-santos-do-santuario-celestial-40-diasdepois-da-sua-ressurreicao/

É uma aberração por alguns motivos.

Primeiro porque o verso utilizado para sustentar essa tese, Daniel 7:9, não dá nenhuma razão para essa interpretação de mobilidade de trono algum. Quando ele considera um trono móvel está considerando um Deus corpóreo, pois considera esse trono como se fosse uma mobília. Conceber Deus corporalmente é produto de uma imagística humana subdesenvolvida. Além disso, trazer o trono de Deus para o Lugar Santo é rebaixar a santidade de Deus. Como foi dito no primeiro vídeo, o santuário representa uma sequência de graduação de santidade,

partindo do pátio onde estão os pecadores até o SS, onde somente Jesus entrou por ser 100% sem pecado e onde Deus, Santo, Santo, Santo se estabeleceu. Justamente por ser sem pecado é que Jesus foi estabelecido ao lado de Deus. E que por isso temos acesso ao Pai.

"Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus"; Hebreus:9:24

Porque esse segundo teólogo produz esta aberração? Porque precisa sustentar as também aberrações de Ellen White, a despeito de contradizer a Bíblia, pois ele é pago para isso.

"Vi o Pai erguer-Se do trono* e num flamejante carro entrar no santo dos santos para dentro do véu, e assentar-Se". Primeiros Escritos, pág. 74, Versão Digital.

O asterisco foi colocado pelos editores do livro na tentativa de corrigir algo estranho dito pela profetisa. Essa estratégia de usar asteriscos nos livros de Ellen White foi uma das causas que me fez sair dessa organização. Se Deus se ergue de um trono fora do SS para ali entrar significa que o trono de Deus lá não está, contradizendo a Bíblia que diz que o trono de Deus está no SS. Ellen White precisa mostrar no santuário tipológico terrestre, quando Deus se manifestou fora do SS. E se Deus se ergue e se assenta no sentido de sentar em uma mobília, Deus é corpóreo. Chega a ser bizarro.

Essa do trono móvel foi uma das mais vergonhosas soluções “ad hoc” que eu já vi na minha vida.

“Miseráveis espirituais são aqueles que dependem de uma teologia tão bizarra assim”.

PARA ONDE JESUS FOI EM SUA ASCENSÃO?

Usando profecias do AT, Jesus refere-se a si mesmo como aquele Senhor que seria posto à destra de Deus.

"Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés". Salmos:110:1

"Mas DESDE AGORA estará assentado o Filho do homem à mão direita do poder de Deus". Lucas 22:69.

A partir de que começou a ser julgado pela humanidade, representado na ocasião pelos judeus, Jesus se assentou à direita de Deus. Isso é confirmado por inúmeros textos do NT.

Marcos 16:19 diz que Jesus ASSENTOU-SE à direita de Deus.

Da mesma forma, Hebreus 1:3, 8:1 e 10:12.

Os textos acima dizem que Jesus se assentou, ou seja, foi estabelecido à destra de Deus em um evento ocorrido no passado com relação a esses escritores. Isso aconteceu no julgamento, morte e ressurreição de Cristo.

Mas existe um detalhe, Colossenses 3:1 diz que Jesus ESTÁ ASSENTADO à destra de Deus.

O mesmo diz Hebreus 12:2, " está assentado à direita do trono de Deus".

A forma verbal composta que une o verbo auxiliar no presente + o verbo principal no passado significa que a ação se iniciou no passado, mas que continua pelo tempo de quem se expressa a presença da ação. Assim, Colossenses e Hebreus afirmam que Jesus ainda estava assentado à direita do trono de Deus no SS e de lá não saíra até o tempo de produção dessas obras. Isso é confirmado por Pedro,

"que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades". 1 Pedro:3:22

Pedro, bem depois da ressurreição diz que Jesus ESTÁ assentado à direita de Deus. Mas porque os escritores dizem que Jesus ainda estava assentado à direita do trono de Deus, no Santo dos Santos e de lá não saíra como afirmam os adventistas? Porque conheciam das profecias bíblicas, diferentemente dos teólogos adventistas e de sua profetisa.

QUAL SERÁ O ÚLTIMO INIMIGO A SER DERROTADO?

Paulo em sua primeira carta aos coríntios aborda a questão da vitória de Cristo e para isso ele evoca também a mesma profecia do salmista, vamos repeti-la,

"Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés". Salmos 110:1.

A profecia diz que o Senhor que seria estabelecido à destra de Deus até que os inimigos d'Ele fossem colocados sob seus pés. Ou seja, Jesus não sairia da direita do poder, o trono no Santo dos Santos, enquanto os inimigos não fossem colocados sob seus pés. É isso que a expressão "até que" significa. E como Paulo entende essa profecia?

"Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte". 1 Coríntios:15:2326.

Paulo diz que Jesus seria estabelecido à destra de Deus para reinar até que todos os seus inimigos estivessem sido vencidos e colocados sob seus pés, mas só que o último inimigo a ser vencido é a morte.

Caro Adventista do Sétimo Dia, a morte já foi vencida?

Então como Jesus poderia ter deixado a destra do trono de Deus no Santo dos Santos sem que a morte já tivesse sido vencida? Depois da morte vencida, Jesus entregaria o Reino ao Pai,

"Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos".1 Coríntios 15:27-28.

Quando Jesus fará todas Sua obra entregará o poder ao Pai, quando Ele finalmente estiver habitando no coração de todo o ser humano que O aceitou.

O PROCESSO AUTOFÁGICO.

Para corrigir a besteira da data fictícia de 1844, teólogos adventistas introduziram a tese da inauguração do Santuário. Com isso esses teólogos trouxeram um problema para a própria teologia adventista do Juízo Investigativo. Como vimos, a Bíblia impede a saída de Jesus da condição estabelecida à destra do Pai até que a morte seja vencida. Isso impede a saída de Jesus do Santo dos Santos para voltar ao Santo Lugar para ali realizar algum ministério até 1844, pois a morte ainda não foi vencida. Essa verdade bíblica atinge diretamente a tese adventista da entrada de Jesus em 1844 porque para entrar no Santo dos Santos nesta data Ele precisaria dali ter saído após a inauguração. Assim, se Jesus não saiu do Santos dos Santos após a inaugurá-lo, e ali não retornou em 1844, destrói-se então a doutrina do Juízo Investigativo.

Assim, o processo autofágico foi estabelecido, para tentar salvar uma doutrina por um meio não bíblico, acabam destruindo a própria doutrina.

Segue o link do artigo.

https://drive.google.com/file/d/1Ywf4cGbcl8DnA6vhs8L4WFkHayZpfU-s/view?usp=drivesdk

Autor: Márcio Alves de Rezende.
A AUTOFAGIA ADVENTISTA EM ACELERAÇÃO

Related documents

7 Pages • 1,949 Words • PDF • 85 KB

319 Pages • 126,955 Words • PDF • 3.5 MB

3 Pages • 861 Words • PDF • 556.4 KB

14 Pages • 5,465 Words • PDF • 180.3 KB

327 Pages • 34,295 Words • PDF • 1.2 MB

19 Pages • 939 Words • PDF • 8 MB

29 Pages • 20,397 Words • PDF • 905.1 KB

287 Pages • 104,634 Words • PDF • 1.1 MB

147 Pages • 55,243 Words • PDF • 1.2 MB

1 Pages • 257 Words • PDF • 127.1 KB