capítulo 3 final escolha divina

11 Pages • 1,994 Words • PDF • 188.6 KB
Uploaded at 2021-09-24 13:13

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.


Data EXEMPLOS DE REBELDIA NO ANTIGO TESTAMENTO (CONTINUAÇÃO)- 3 CAPITULO 1. A REBELDIA DE CAM O autor ressalta a atitude dos filhos de Noé , mediante seu fracasso ao se embriagar a maneira como se portaram ao ver a nudez do pai , e através da atitude deles foi revelado o que havia dentro deles sendo a transgressão de uns e a obediência de outros onde tiveram consequências. A. Fracasso na autoridade concedida é um teste para a obediência i.

O fracasso da autoridade sendo Noé foi uma lição aos filhos para reconhecer a autoridade do pai sobre o lar . Adão quando fracassou no Éden vindo a cair , Deus enviou Jesus para que por meio do Filho viemos aprender a obediência tanto Noé e Adão se encontrava sob autoridade de Deus e aprendemos por meio deles pois Deus os chamou como autoridade e foram exemplos no lar, no mundo .

2. CONDUTA DE NOÉ TROUXE A TONA O QUE HAVIA NOS FILHOS Pois : ✓ Demostrou a rebeldia que havia em Cam a sua transgressão o espírito rebelde dentro dele pois não reconheceu a dignidade da autoridade. A) Uma ação minha demonstra se há rebeldia em mim , muitas das vezes somos testados

para ela vir a tona sendo a transgressão o ego . ✓ Cam errou em comentar . Sua motivação se alegrou não sentiu vergonha ou tristeza. B) A carne é algo que nos leva a se alegrar com a vergonha do outro nos cega a ponto de não reconhecer que se trata de uma autoridade não pensa jamais em encobrir a falta mas impulsiona a falar, comentar . Para se desembaraçar de todas as restrições. ✓ Noé autoridade constituída por Deus no lar, mas Cam levou para o lado pessoal sendo pai. C) Noé fracassou na conduta diante de Deus , mas não foi reconhecido pelo filho como autoridade transgrediu a ver o defeito na autoridade, não encobrindo sua falta . D) Ou seja toda autoridade constituída por Deus tem que ser obedecida , quando há um espírito rebelde ele não se sujeita nem reconhece muito menos encobre , temos que ter esse conceito de autoridade para não cairmos em rebelião ✓ Pois : há consequências. ✓ Além do fracasso de Cam foi acrescentado a ele o pecado da injúria. Atitude correta foi dos irmãos Sem e Jafé souberam resolver a situação. Pois : Quando se há um espírito obediente e submisso.

2

✓ Ele não se alegra com a falha na autoridade encobri evita olhar O autor mostra que esse episódio é uma prova de que quando passamos por situações onde a falta de uma autoridade é vista por nós automaticamente revelamos o que há em nós rebeldia ou obediência. Ambos filhos tiveram consequências Cam foi profetizado sobre ele por não ter se sujeitado a autoridade do pai maldição e Sem e Jafé bençãos. Portanto temos consequências de nossos atos , porém temos que reconhecer a autoridade constituída por Deus , pois essa atitude dissipa qualquer transgressão.

Fogo estranho oferecido por Nadabe e Abiú A atitude de Nadabe e Abiú foi em passar por cima de sua autoridade não sendo sujeitos a autoridade de Arão agiram por vontade própria sem antes perguntar a sua autoridade e se sujeitar. Eram apenas ajudantes . Portanto teve consequências graves., Mortos pelo fogo

Por que Nadabe e Abiú foram mortos Arão Autoridade

Fogo estranho Servir sem ordem Sacerdote Ajudantes Independente ✓ Não fizeram por sujeição a autoridade mas independente sem ordem.

3

Nadabe e Abiú Sob autoridade

A ) Uma vez estamos nós sob autoridade temos que a ela nos sujeitar ha uma hierarquia espiritual direcionada por Deus há uma ordem uma vez que me deixo ser impulsionada pelo meu ego e vontade própria estou me rebelando contra a autoridade de Deus não a reconhecendo. ✓ Havia ordem , uma autoridade o fato de acharem que podiam oferecer sacrifício revelou a rebeldia dentro deles . B)Tenho que perceber a autoridade que tudo que me direciona fazer , tenho que fazer em sujeição obediência e não achar que posso é rebeldia o meu papel é perguntar. ✓ Tudo começou com Arão , não com os filhos. C)Pois não foram instruídos por Arão a não fazerem sem ele estar presente, só por sua ordem estando eles sob autoridade de Arão. Pois uma autoridade estabelecida por Deus representa Deus e essa autoridade tem pessoas sob sua sujeição onde ela tem que ter o cuidado de em tudo informar , pois os filhos de Arão fizeram porque sempre fez mas Arão estava junto. ✓ Mas o coração deles havia transgressão não obediência faziam por fazer não por 4

sujeição achando ser capazes de fazer o mesmo que o pai , levaram para o lado pessoal , pois Arão era ungido , separado. ✓ O ego do homem o impulsiona a tomar suas próprias decisões não o leva a reconhecer autoridade não tem consciência de Deus em sua autoridade que o representa . Uma atitude nossa pode nos trazer consequências graves se não obedecer a Deus e sua autoridade. O culto é iniciado por Deus. ✓ Por ser o cabeça por estarmos sob sua autoridade, temos que ter esse conceito cultuar reconhecendo Deus O fogo estranho origina-se no homem. ✓ O fogo estranho dentro do homem não o permite reconhecer a autoridade direta Deus e a delegada que representa Deus, não leva o homem a se sujeitar e obedecer Realizado pelo entusiasmo humano e termina com a morte. ✓ Sendo pelo ego sem obediência por transgressão, um culto onde Deus não é o centro pois o entusiasmo me leva a não prestar uma verdadeira adoração a Deus e termina em morte pois há fogo estranho. 5

Culto e serviço sem vida . Servir a Deus e oferecer fogo estranho. ✓ Há um abismo uma diferença e um abismo nós como cristão temos que ter o cuidado de não prestar culto a Deus segundo fogo estranho . Pois : O culto é iniciado em Deus Culto a Deus Fogo estranho Princípios faço: Faço: Reconhecendo Por entusiasmo Portanto: esses como não sem princípios são autoridade adoração pois cultos em servindo , há o ego é o serviço a Deus avivamento centro. Não ou em fogo pois ele é o reconhece a estranho. Ter centro vontade de discernimento Deus nem a sua dos cultos. autoridade Atividades delegada. parecidas A obra de Deus é a coordenação da autoridade ✓ A Deus dando a ordem a sua autoridade fazer. A coordenação e em obediência nos submeter a autoridade de Deus, tendo em mente que há uma direção vinda de Deus que o que me passarem vem de sua autoridade que representa Deus. ✓ Nadabe e Abiú trabalham independente, ou seja não se submeteram a autoridade de 6

Deus. A coordenação vem de Deus uma vez eu sabendo tenho que me sujeitar não fazer independente há alguém aonde eu estou sob autoridade se não obedeço vou contra , assim como Nadabe e Abiú. ✓ O autor menciona os apóstolos que trabalhavam juntos. ✓ Uns responsáveis enquanto outros ajudaram. Deus nos dá essa coordenação entre nós cristãos alguns em autoridade outros sob autoridade delegada pelo Senhor. Portanto não há coordenação quando eu faço as coisas independente sem me colocar sob autoridade delegada pelo Senhor . Tenho que reconhecer que há uma unção sobre a autoridade delegada por Deus que o que eles fazem é representado por Deus uma vez que penso que eles podem eu também posso , expresso o estado de rebeldia em mim. ✓ A rebeldia muda a natureza do fogo . ✓ Pois tudo é coordenado por Deus e sua autoridade. ✓ A nosso sacrifício a Deus é aceito , mas temos que ter o cuidado de saber que Deus e sua autoridade está no comando fazendo sob autoridade. Ou seja reconhecer que meu sacrifício é em obediência a autoridade. 7

Portanto é preciso , eu saber que sua autoridade segue a Deus que representa eu estando sob autoridade tenho que seguir . A coordenação é regra ; o indivíduo não é a unidade. ✓ Não andamos sozinhos há uma coordenação que temos que seguir onde Deus da as regras. Não tenho que ser independente Nadabe e Abiú estavam fora da coordenação, pois não se sujeitam a autoridade não a reconheceu sabendo que não deveriam agir por vontade própria. Pecamos contra a autoridade se servimos a Deus independentemente . O ultraje de Arão e Miriã O autor quer mostrar ✓ A crítica a Moisés sendo autoridade ✓ Miriã não reconhece a autoridade no irmão ✓ Sua crítica , sua dúvida ✓ O estado de Moisés seu temperamento : Paciente ✓ A intimidade de Deus com seu servo ✓ A Justiça de Deus mediante a calúnia a Moisés

8

✓ Consequências de Miriã ao não temer criticar Moisés ficou leprosa e afastada por 7 dias . ✓ Arão estava sob autoridade de Moisés , pediu por Miriã ✓ Moisés clamou ao Senhor , mas Deus não aceitou seu pedido de cura e misericórdia pela vida de Miriã ✓ Pois era necessário Miriã sofrer as consequências por ter ido contra a autoridade de Deus. Falar contra a autoridade representativa provoca a ira divina • Miriã e Arão não souberam separar sendo irmãos mais velhos poderiam repreender Moisés, por se tratar de algo de questões de família. • Mas no trabalho e vocação deveriam o reconhecer como autoridade e assim se sujeitarem a Moisés. Aqueles que nascem primeiro sendo Miriã e Arão poderia sim repreender Moisés por ele estar sob autoridade mas no lar. • Por isso se acharam no direito de reclamar contra o irmão mais novo sendo Moisés , pois essa questão era pessoal 9

• De fato Moisés não devia ter se casado com a mulher etíope por ser descendentes de Cam. Por Miriã ser a irmã mais velha sendo a primeira na sua posição poderia repreender o irmão. • Mas quando abriu a boca para o difamar tocou na obra de Deus. Uma coisa era ela agir sendo irmã se tratando de algo da família , mas não se tratava apenas de um irmão mais novo mas da obra ela não soube separar as coisas levou tudo para o natural em questão da posição no trabalho de Moisés foi Deus que o delegara a fazer tocaram em Deus em Moisés pois o difamaram , o desprezaram e se injuriou contra o irmão . • Eles permanecem no erro pois não saíram do terreno natural. Essa atitude deles demonstrou que não reconheceram sua autoridade que representa Deus mas exibiram um coração rebelde. • Um líder sabe quem é em Deus Moisés não revidou ficou em silêncio . Pois : • Se sujeitava a autoridade direta de Deus. • Reconhecia quem estava sobre ele , por fim não temos que nos defender , revidar diante dessa situação Moisés soube sair . O seu silêncio demonstrou total reverência e submissão , temos que saber separar as 10

situações quando se trata de autoridade de Deus dentro do lar e no serviço de Deus para não se pegar em rebelião. A autoridade é escolha divina , não mérito humano Quando Deus convocou Miriã e Arão era: • Para tratar sobre o fato de terem falado contra seu servo Moisés. A)Eles pensaram que estavam certos pois olhavam só para o lado natural por repreender o irmão mais novo. • De fato Moisés casando com a mulher etíope traria problemas na família. B) Mas a questão era o fato de não reconhecerem que se tratava da fidelidade de Moisés na obra que era seu escolhido que o que conquistou a autoridade não foi por esforço humano . C) Ou seja não diferiram o natural do espiritual, pois Deus era autoridade sobre Moisés, e cometeram ofensa falando contra o escolhido de Deus. Portanto temos que saber diferenciar o natural do espiritual saber que a autoridade delegada representa Deus não tenho que tocar , ter o cuidado. 11
capítulo 3 final escolha divina

Related documents

11 Pages • 1,994 Words • PDF • 188.6 KB

27 Pages • 7,929 Words • PDF • 2.2 MB

2 Pages • 376 Words • PDF • 199.9 KB

233 Pages • 73,988 Words • PDF • 1.2 MB

1 Pages • 156 Words • PDF • 34.9 KB

1 Pages • 244 Words • PDF • 39.3 KB

159 Pages • 61,048 Words • PDF • 26 MB

11 Pages • 3,164 Words • PDF • 925 KB

3 Pages • 698 Words • PDF • 642.5 KB

64 Pages • 20,392 Words • PDF • 6 MB

5 Pages • 1,122 Words • PDF • 4.1 MB